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"EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.” Chico Xavier.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I quinta-feira, 15 de janeiro de 2015



 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ANEXO I

AVALIAÇÃO INICIAL DO ALUNO

I- Dados Gerais:
1- Mês e Ano:
    2- Nome do aluno:
   3- Data de nascimento:
4- Endereço residencial:
5- Telefone de contato da família:
   6- Escola:
7- Ano/Série:
8-Diretoria de Ensino:
9- Motivo do encaminhamento para avaliação:

II- Intervenção e interação afetiva, social e familiar.

1- Histórico do Aluno
* descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade);
* relacionamento com a família e grupos;
* expectativas da família;
* antecedentes de atendimento escolar;
* antecedentes de atendimento de outra natureza (clínico e terapêutico).


2- Relacionamento do aluno na escola onde está matriculado (com os professores e colegas)


3- Relacionamento com seu grupo social


4- Interação do aluno com o professor especializado, em situação de avaliação


III- Avaliação pelo professor especializado

1- Comunicação
* habilidades para compreender e expressar informações por meio de comportamentos simbólicos ou não simbólicos;
* comunicação por mensagens: verbais, gestuais, expressões corporais e faciais;
* clareza da comunicação;
* coerência e coesão na comunicação;
* elaboração de frases com estrutura lógica de fatos (começo, meio e fim);
* compreensão de respostas;
* adequação do discurso a diferentes contextos.

2- Autocuidado
* independência/autonomia em relação a higiene pessoal (banhar-se, secar-se, lavar as mãos, etc.);
* independência/autonomia em relação ao controle do esfíncter;
* independência/autonomia para vestir-se e alimentar-se.

3- Vida no lar
* alimentação (abrir a geladeira, pegar o alimento, preparar a refeição ou esquentar);
* realização de tarefas domésticas (limpar a casa, lavar louça, roupas, passar a ferro, fazer compras, preparar refeições, etc.).

4- Habilidades sociais
* relações familiares;
* relações com o grupo (interações interpessoais);
* relações com estranhos;
* relações formais;
* estabelecimento de vínculos;
* liderança;
* autodefesa;
* autocrítica.

5. Desempenho na comunidade
* conhecimento de seus direitos;
* conhecimento de seus deveres;
* conhecimento dos recursos da comunidade (igreja, hospital, corpo de bombeiro, clube, etc.);
* utilização dos recursos da comunidade com autonomia/ independência;
* desempenho de atividade na comunidade, com suporte ou não;
   * reconhecimento pelas atividades que desempenha.

6. Independência na locomoção
* deslocamento com independência em casa, na escola, na rua;
* utilização de transporte (carros, ônibus, trem, avião, etc.); * independência e autonomia na utilização dos transportes.

7. Saúde e Segurança
* cuidado com a própria saúde: consciência, autonomia e independência para cuidar da própria saúde;
* administração de medicamentos;
* preservação da sua vida e do outro.


8- Habilidades acadêmicas
* interesse (foco de interesse, realização com competência/ autonomia);
* atenção (tempo de atenção ao receber as comandas, impulsividade);
* concentração (sustentação do foco, tempo de atenção para realização da atividade com independência, autonomia, buscando recursos internos);
* compreensão e atendimento a ordens (simples e complexas);
* qualidade da atividade desempenhada (atingiu o objetivo proposto com proficiência para habilidade avaliada);
* habilidade sensório-motora:
a. imagem corporal;
b. esquema e equilíbrio corporal;
c. percepção e memória visual;
d. percepção e memória auditiva;
e. percepção gustativa, tátil, olfativa;
f. orientação temporal;
g. orientação espacial;
h. habilidade motora;
* pensamento lógico;
* expressão criativa;
* linguagem e comunicação escrita;
* raciocínio lógico-matemático:
a. conhecimento de numerais (identifica, nomeia, associa o numeral à quantidade);
b. identificação, comparação, pareamento, agrupamento, classificação, seriação;
c. realização de operações matemáticas;
d. resolução de problemas simples;
e. resolução de problemas complexos.

9. Lazer
* manifestação de preferência por alguma atividade de lazer;
* utilização de jogos, brincadeiras, danças, etc.;
* entendimento de regras dos jogos, brincadeiras, danças etc.

IV. Conclusão
Considerando a avaliação pedagógica, o aluno possui comprometimento nas seguintes áreas:

V- Observações do Professor Especializado e condutas a serem seguidas:
* o professor especializado deverá descrever quais as habilidades que o aluno possui, com base no roteiro de avaliação pedagógica;
* deverão constar as habilidades que o aluno precisará desenvolver, caso seja necessário o encaminhamento para o Atendimento Pedagógico Especializado;
* indicar quantas vezes por semana e quantas horas o aluno deverá frequentar;
* pontuar se o atendimento será individual ou em pequenos grupos.


VI- A Avaliação Pedagógica deverá ser validada pelos seguintes profissionais:
* Professor Especializado avaliador;
* Professor Coordenador responsável;
* Diretor da unidade escolar;
* PCNP de Educação Especial e
* Supervisor de Ensino responsável pela Educação Especial
Professor Especializado Professor Coordenador

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